A teoria do bem-estar

Como usufruir mais momentos de satisfação plena a partir da psicologia positiva conhecida como P.E.R.M.A ou teoria do bem-estar?

Em tempos de conflitos geopolíticos, ansiedade e incertezas sobre o futuro do país e do mundo, a importância da saúde mental tornou-se fundamental para que tenhamos condições de superar esse momento inédito e complexo da melhor forma possível.

Num cenário como esse, as pessoas que experimentam com maior frequência as emoções positivas, engajam-se em tarefas relevantes, cultivam relacionamentos positivos, buscam sentido no viver e são persistentes para atingirem suas metas e objetivos. Consequentemente, elas usufruem de mais momentos de contentamento e plenitude, tanto em relação à saúde física – uma vez que a mente alimenta o corpo e pensamentos saudáveis contribuem para uma melhor imunidade, quanto em relação às questões pessoais e profissionais, já que somos a extensão dos nossos pensamentos, comportamentos e hábitos.

A psicologia positiva, também conhecida como P.E.R.M. A, a psicologia da felicidade ou do bem-estar, vem ajudando as pessoas a olharem para frente, observarem o que dá certo e não o que dá errado, o que funciona e não o que emperra e a explorar aquilo que faz a vida valer a pena.

De acordo com a psicologia positiva, não basta acabarmos com o sofrimento para sermos felizes, mas sim descobrirmos o que há de melhor dentro de nós. Martin Seligman, idealizador desse método que surgiu em 1998, nos ensina que a felicidade pode ser cultivada desde que saibamos utilizar alguns traços e qualidades que já possuímos, como bondade, originalidade, humor, otimismo e generosidade.

[P] Positive Emotions[E] Engagement[R] Relationships[M] Meaning[A] Accomplishment
Emoções PositivasEngajamento e FluidezRelacionamento Social PositivoSentido no viverRealização, Persistência e Metas
Experimentar o bem-estar e a felicidade na vida, em geral, envolve a existência de uma emoção positiva.
Várias emoções positivas se relacionam com o bem-estar, como paz, gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, curiosidade e amor.
Quando estamos verdadeiramente empenhados em uma situação, projeto ou tarefa, nós experimentamos um estado de fluidez: o tempo parece parar, esquecemos os problemas comuns, nos concentramos intensamente no presente.Como seres humanos, somos “seres sociais’, e dentro deste contexto, os relacionamentos positivos são fundamentais para o nosso bem-estar.
Muitas pesquisas já demonstraram que pessoas com mais relacionamentos significativos e positivos usufruem de mais momentos felizes. Os relacionamentos realmente importam!
O sentido no viver, geralmente vem de servir a uma causa maior que nós mesmos. O encontro de um sentido para o que fazemos pode vir de uma crença, uma religião ou algum objetivo bastante relevante.Muitos de nós dedicamos esforços para melhorar a nós mesmos de alguma forma, seja procurando dominar uma habilidade ou alcançar um objetivo significativo.
Como tal, a realização é outro pilar importante da teoria do bem- estar e contribui com a nossa capacidade de florescer.

1. Trabalhe com o corpo

Faça mais exercícios. Pesquisam mostram que 30 minutos de atividades físicas, três vezes por semana, combatem qualquer baixa de energia.

2. Relaxe

Entenda que sentimentos ruins são passageiros e não preocupe a sua mente com isso. Ficar ruminando algum assunto, sem tomar medidas para resolvê-lo, vai piorar a situação;

3. Faça algo significativo

Realize algo de valor, algo em que a conquista não seja apenas um objetivo imediato, mas que sirva para um propósito maior;

4. Seja grato

No final de cada dia, anote três coisas pelas quais você é grato, seja a conversa com uma pessoa querida ou um prato que você experimentou;

5. Ame os abraços

Amplie e aproveite mais o seu tempo com os entes queridos e beneficie-se com o poder do afeto;

6. Tenha um hobby

Inclua na sua agenda, por mais apertada que ela seja, um espaço para que você se dedique ao que lhe traz alegria e prazer;

7. Avalie a sua relação com o seu trabalho

Tanto para alcançar o sucesso quanto para ser mais feliz, é fundamental que você equilibre o tempo dedicado ao seu trabalho e a todos os outros aspectos da sua vida, sem menosprezar a importância de nenhum deles.Desta forma, você se manterá no controle da sua vida e ciente de suas responsabilidades, sem estar estressado ou esgotado;

8. Desligue

O que te impede, hoje, de dedicar algum tempo do seu dia a, apenas conversar, sem a interrupção de TV, rádio ou celulares? Encare o desafio de tornar esse momento gratificante e compensador;

9. Reduza o desperdício

Não desperdice nenhum minuto da sua vida com fofocas, brigas e discussões desnecessárias, irritação e qualquer atividade que lhe pareça inútil.

Lembre-se da frase de Benjamin Franklin “Se amas a vida, não desperdices o tempo. É dele que a vida é feita.”

10. Doe

Compreenda que quanto mais você doa, mais você ganha e esta é uma regra para os bem-sucedidos.

Então, qual foi a última vez que você teve uma atitude desinteressada e ajudou o seu próximo?

Praticante e absolutamente encantada pela Psicologia Positiva, eu estou muito feliz por compartilhar este texto com cada um de vocês e, enquanto eu o escrevia, colocava em prática cada um dos conceitos do PERMA.

E você? Será que você anda espalhando energia positiva à sua volta? Você sorri com frequência?

Você é do tipo que se queixa da vida ou tenta manter uma conversa mais positiva com as pessoas?

Você escuta os outros atentamente?

Observe-se e introduza mais desses pequenos gestos em sua rotina, lembrando-se de que: quanto mais energia positiva você transmite, mais você recebe de volta.

Então, o que você fará, imediatamente, para aumentar os seus níveis de bem-estar e contribuir para uma sociedade e um mundo mais felizes?

Sobre os cinco pilares da teoria do bem-estar, avalie qual deles exige mais foco nesse momento da sua vida. Você pode escolher mais de um, além disso, estipular um plano de ação para iniciar um novo ciclo investindo cada vez mais em sua felicidade.

Referências:
Livro Florescer (Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar). Autor: Martin E. P. Seligman
Livro Felicidade Autêntica (Usando a psicologia positiva para realização permanente). Autor: Martin E. P. Seligman


Kleber Nunes
Coach, Analista Comportamental, Especialista em Psicologia Positiva, Neuroeducador e Docente.
Formado em gestão de pessoas com MBA Gestão de Pessoas e Comportamento Humano; Pós em Formação Docente para o Ensino Superior; Pós em Neuroeducação; MBA Educação Cognitiva; Pós em Filosofia; Especialização em Educação Emocional Positiva; Especialização em Psicologia Positiva; Especialização em Psicologia Analítica; Especialização em Psicologia analítica: Abordagens infantis e Psicoterapia. Facilitar do jogo de herói.